terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CORREIOS

Desde os primórdios dos tempos se deu importância aos correios porque da comunicação dependia a integração de um império. Ciro, o grande imperador Persa instituiu os Correios para poder resolver o grave problema de comunicação entre o trono e os satrapias. Ciro determinou que da sede do governo deveria ser examinado qual a distancia de um dia que um cavalo podia percorrer e ali mandou instalar estrebarias e assim se fizesse de uma para outra. Em cada estrebaria deveria haver um chefe encarregado de receber as cartas e entrega-las ao próximo carteiro. Em cada estrebaria deveria sempre outros cavalos dispostos e descansados para percorrer a noite toda sem parar até o próximo ponto e assim até o destino da carta.



Os Incas tinham instituição semelhante, onde moços ligeiros ficavam em pontos estratégicos para receber e transmitir recados pelas províncias.



terça-feira, 16 de junho de 2009

AS IMAGENS E OS SEUS SIGNIFICADOS

O trabalho acadêmico MÍDIA, IMAGINÁRIO DE CONSUMO E EDUCAÇÃO de
PAOLA BASSO MENNA BARRETO GOMES quando publicado em Abril/2001 trazia a seguinte reflexão:


“Contudo, as formas e seus significados se modificam no transcorrer da história, se
transformam no sabor de diferentes contextos. O caráter simbólico de uma imagem é
inconstante, mutável e instável, que tanto pode nos atingir e nos fazer vibrar, quanto
pode parecer ser sentido algum, não nos afetando, apenas imprimindo uma
informação vazia.”

A Paola tem razão ao dizer que no transcorrer da história uma imagem tem um significado mas em outro tempo tem outro sentido. Podemos dizer que em certos tempos e lugares a imagem de ladrões, estupradores e assassinos serem condenados a morte é uma imagem aceitável, desejável e saciável para a sociedade, mas “no sabor de diferentes contextos” como é o caso de algumas culturas, tais decisões de punir com a morte pública os criminosos, é altamente condenável, fruto de uma cultura que acaba preservando a vida dos maus e não vinga a morte dos inocentes.

Por outro lado vemos em certas culturas a exploração de imagens de sexo e apelo sexual sendo abundante na mídia o que é altamente condenável nas sociedades com alto padrão moral e religioso.

Vemos também imagens sendo aceita naturalmente por uma geração e em seguida reprovada e proibida por outra como por exemplo: as propagandas de cigarro permeavam os meios de comunicação e em uma década foi banidas das mídias. Aliás, onde antes havia imagens de homens fortes e másculos fumando cigarro, agora na própria embalagem do cigarro tem fotos de pessoas doentes e em estado terminal.


comerciais de cigarros eram comuns até a década de 90, depois passaram a ser banidos nos meios de comunicação.

IMAGENS DE CONSUMO

O trabalho acadêmico MÍDIA, IMAGINÁRIO DE CONSUMO E EDUCAÇÃO de
PAOLA BASSO MENNA BARRETO GOMES quando publicado em Abril/2001 trazia a seguinte reflexão:
“é através do consumo massivo e de uma insistente aparição dessas
figuras nos lugares mais diversos que personagens como Mickey, Pernalonga e
Gasparzinho (para citar apenas alguns), independente de nossas escolhas, passam a
fazer parte de nossas vidas. A observação de que a maior parte dos produtos
destinados às crianças estampa personagens da indústria do entretenimento, sejam
produtos de higiene, como pastas-de-dente ou xampus, sejam peças do vestuário,
seja o material escolar, sejam embalagens de alimentos (ou mesmo um desenho de
personagem da Disney impresso em um biscoito), faz com que tenhamos de discutir o
papel destas figuras na construção de uma infância voltada para o consumo de
imagens.”

A mídia e o mercado de consumo empurram “guela” abaixo das crianças figuras que a princípio tem a tarefa de entreter as crianças, mas em um segundo momento estas gravuras são vendidas através de produtos que tenha a marca dos personagens infantis.


imagens de consumo da Disney

quinta-feira, 28 de maio de 2009

TECNOLOGIAS & ESCOLAS

A tecnologia tem colocado em xeque a escola como instituição detentora do saber e do conhecimento, porque hoje podemos aprender mais através das tecnologias do que indo para a escola.

O segredo então é: interação. A escola precisa rapidamente interagir com as tecnologias de comunicação visando trazer para a escola os recursos da nova comunicação, os primeiros que devem dar este passo são os professores que devem saber usar estes novos recursos para emprega-lo na educação.

O professor de Geografia poderá usar os recursos tecnológicos para ensinar geografia com vídeo-aulas mostrando os pontos geográficos não mais com gravuras rústicas, mas com imagens de vídeo.





Documentários

Uma forma agradável de aprender é através de documentários exigidos em certos canais de televisão, tais documentários são tão didáticos que podem ser incluído no currículo escolar visando facilitar a compreensão dos alunos quanto ao tema abordado no documentário.

domingo, 10 de maio de 2009

RESISTÊNCIA A INTERNET

" é muito difícil viver sem a internet".

Mas tenho notado que alguns fatores mantem parte da população longe do mundo virtual, tais como:

CUSTO DO EQUIPAMENTO

O preço dos computadores ainda não estão baratos a ponto de serem comprados como uma TV ou aparelho de SOM, a população mais carente não tem condições de comprar um equipamento de ponta ou que tenha capacidade de acessar facilmente a internet. Acredito que o governo está deixando que o próprio mercado faça com que a lei de oferta e procura torne os PCs mais populares do que já estão. Os custos estão caindo gradativamente. Até que a população de baixa renda possa comprar sem ter que faltar os gêneros de primeira necessidade.

CUSTO DO ACESSO A INTERNET

Acessar a internet ainda custa caro, a pessoa que deseja ter banda larga em sua casa, deve desembolsar um valor mensal que chega a custa 5 vezes mais do que o valor da conta de água. Este custo é uma barreira econômica que ainda não está para todos os brasileiros.

BARREIRA CULTURAL

Há pessoas que até possuem condições economicas para acessarem a internet, mas elas parecem que têm medo do computador, isto é bem visível na faixa etária mais avançada. Afinal, as mudanças na sociedade são tão rápidas que as pessoas tem receios de se envolverem com a "internet". Neste caso, temos visto que os filhos e netos estão dando aulas para seus pais e avós. Tenho visto até "doutores" que ainda resistem a idéia de fazer os seus trabalhos em computador, ainda apegando-se ao papel e a caneta.

Acredito que a nova geração está muito interessada no computador e na internet, não terão dificuldades no mercado de trabalho, mas vejo que aqueles que estão no mercado de trabalho estão sendo forçados a romperem a barreira mental e estão começando a usar o computador sob pena de perder o emprego.

No Estado de São Paulo a policia judiciária esta sendo paulatinamente informatizada com um novo sistema de REGISTRO DIGITAL DE OCORRENCIA (RDO), mas alguns policiais tem resistido e praguejado pelos cantos das delegacia, "difamando o novo sistema", mas as duras penas estão tendo que aprender a usar o RDO sob pena de se tornarem inúteis.


terça-feira, 28 de abril de 2009

ERA DA INFORMAÇÃO

A ERA DA INFORMAÇÃO

A ERA DA INFORMAÇÃO TROUXE MUDANÇAS NOS SEGUINTES SEGUIMENTOS DA VIDA:
ENTRETENIMENTO: A indústria do entretenimento como nenhuma outra tem trazido satisfação e diversão com jogos e mídias eletrônicas.
CULTURA: Com a globalização, a tendência é cada vez mais haver uma cultura universal, rompendo barreiras milenares de culturas, antes, poucas conhecidas.
ECONOMIA: Com a tecnologia da informação é possível gerar processos de logística de transporte , produção de bens de consumo com alta tecnologia e transações eletrônicas sem a necessidade de transportar valores fisicamente
TRABALHO: Uma infinidade de novas profissões surgiram, criando novos campos de trabalhos para profissionais especializados.
EDUCAÇÃO: Com o ensino a distância, possibilitando entre outras coisas as vídeos-aulas e os cursos de níveis superiores a distância.
MEDICINA: Com a evolução da tecnologia de informação, cada vez mais informações que ajudam no diagnostico são processadas por computadores, auxiliando na interpretação de eventos físicos e orgânicos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A INTERNET E OS OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Anteriormente eu já havia citado superficialmente a evolução dos meios de comunicação e como a internet chegou suplantando a todos os outros meios, isso porque a internet carrega em si todas as utilidades dos demais meio de comunicação.

vejamos;

A internet serve no papel de correio, porque através do programa de e-mail você tem um enedereço eletrônico onde as pessoas podem mandar cartas, com fotos, com documentos anexos e você simplesmente abre a sua "caixinha" de entradas e lá está a sua "cartinha"

A internet serve no papel de biblioteca, porque atraves dela você tem acesso a milhões de livros, artigos, jornais, periódicos, manuscritos. A internet tornou a biblioteca de Alexandria, a biblioteca do Vaticano e o museu do Livro em Jerusalém, em um mero panfleto. Hoje boa parte do que leio é via computador, min ha biblioteca particular "física", material, quase estagnou...

A internet serve no papel do telefone, porque atraves do programa do MSN conectado com um microfone e as caixas de som você fala em tempo real com qualquer pessoa que esteja conectado com você via MSN

A internet serve no papel radio, porque você conectado a internet tem acesso a programação de milhares de radio mundo a fora, emissoras que treansmitem suas programações pela internet, além do que você pode montar sua radio através do seu computador!!!

A internet serve no papel de televisão, porque você tem hoje sites em que você conecta-se em tempo real com os canais de televisão de todo o mundo, tendo acesso a centenas de canais de televisão, assistindo os programas em tempo real. Não somente isso, você também pode transmitir sua imagens pela internet.

A internet serve no papel de banco, porque você hoje pode pagar contas, transferir dinheiro e outras operações sem precisar pegar fila. Seu computador é um mini-caixa-eletrônico!

Ainda teria dez mil palavras para falar sobre a Internet e como ela hoje superou e aglutinou todos os outros meios de comunicação.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A GLOBALIZAÇÃO NA INTERNET

A INTERNET É A GLOBALIZAÇÃO.
O IDIOMA
COMO PODEMOS INTERAGIR COM TODO OS HABITANTES DO PLANETA POR MEIO DA INTERNET. AS CONVERSAS COM PESSOAS DE OUTRAS LÍNGUAS SÃO FACILITADAS PELOS MECANISMOS DE TRADUÇÕES QUE EM SEGUNDOS TRADUZEM UM LIVRO, QUANTO MAIS PEQUENOS DIÁLOGOS, AINDA QUE ESTAS TRADUÇÕES SEJAM IMPERFEITAS, AINDA ASSIM É UM AVANÇO INIMAGINÁVEL.
AS FERRAMENTAS DE TRADUÇÕES POSSIBILITAM QUE POSSAMOS CONSULTAR SITES EM OUTROS IDIOMAS, ENTRAR EM DOMINIOS DE OUTROS PAÍSES E ASSIMILAR A CULTURA DE OUTROS POVOS.


O TURISMO VIRTUAL

QUANDO NÃO HAVIA FOTOGRAFIA, AS IMAGENS DE LUGARES DISTANTES ERAM DESCRITAS PELOS VIAJANTES E AS PESSOAS QUE NÃO PODIAM VIAJAR FAZIAM IDÉIA E IMAGEM MENTAL COMO ERA O LOCAL DESCRITO PELO VIAJANTE, COM A INVENÇÃO DA FOTOGRAFIA, GOTAS DE IMAGENS DISTANTES CHEGARAM ATÉ NÓS. COM A TELEVISÃO, IMAGENS SELECIONADAS PELO DIRETOR DE TV NOS SÃO TRANSMITIDAS EM HORARIO E CANAL PRÉ-ESTABELECIDO, MAS A INTERNET VEIO PARA "LASCAR", POIS AGORA NÓS TEMOS O DOMINIO DE VER O QUE QUISERMOS NA HORA QUE QUISERMOS, POSSO ENTRAR NO MUSEU DO LIVRO EM JERUSALÉM, NO VALE DOS REIS, NO EGITO, NOS CASTELOS DA INGLATERRA E NAS SAVANAS DA ÁFRICA, EM UM CLICK!



Museu do livro em Jerusalém

segunda-feira, 6 de abril de 2009

ACESSO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÃO SE RESUME SOMENTE A INTERNET, O RADIO, A TELEVISÃO E A IMPRENSA ESCRITA SÃO ÓTIMOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E EM TODOS ELES ESTÃO INSERIDOS TECNOLOGIAS QUE EM MUITO MELHORARAM A COMUNICAÇÃO E TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO PARA O CIDADÃO;

NA DÉCADA DE 50, LOGO QUE A TELEVISÃO CHEGOU NO BRASIL. POUCOS PUDERAM COMPRAR, MAS COM O PASSAR DO TEMPO COM A VENDA EM MASSA DE EQUIPAMENTOS, O PREÇO CAIU E HOJE A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E DO MUNDO TEM ACESSO A TELEVISÃO ABERTA, COM QUALQUER PARABÓLICA, AS PESSOAS QUE VIVEM EM SÍTIOS NA ÁREA RURAL TEM ACESSO A TV.

A INFORMAÇÃO ESCRITA, APESAR DE TER REDUZIDO BASTANTE OS PREÇOS, AINDA É RELATIVAMENTE CARO EM COMPARAÇÃO COM OUTROS MEIOS DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO QUE NÃO TEM CUSTO ALGUM COMO O RÁDIO

COM O ADVENTO DA INTERNET, AINDA NÃO SE MASSIFICOU O SEU USO DEVIDO O PREÇO DE UM COMPUTADOR E DO ACESSO A INTERNET QUE É PAGO AS EMPRESAS DE BANDA LARGA OU CONECÇÃO DISCADA.

MAS PODEM DIZER QUE A POPULARIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL É UM FENÔMENO IRREVERSSÍVEL DA NOSSA ERA. LEMBRO-ME QUANDO CAIU UM AVIÃO EM SÃO PAULO EM JULHO DE 2007, EU ESTAVA NO SITIO. NAS MONTANHAS DE ITARIRI, NO INTERIOR DO ESTADO ESCUTANDO A RADIO GAUCHA DO RIO GRANDE DO SUL, E MAL O AVIÃO BATEU NO PRÉDIO DA TAM, UM REPÓRTER QUE ESTAVA NO AEROPORTO ENTROU NO AR COMUNICANDO SOBRE O ACIDENTE. A INFORMAÇÃO FOI QUASE INSTANTÂNEA E EU ESTAVA NO MEIO DA "SELVA", NA FLORESTA DA MATA ATLÂNTICA E FIQUEI SABENDO NA HORA...


quinta-feira, 2 de abril de 2009

A INFLUÊNCIA DE NOVAS TECNOLOGIAS NO MUNDO E NO HOMEM

INTRODUÇÃO
CADA INVENÇÃO HUMANA TEM POR FINALIDADE TRAZER UMA FACILITAÇÃO DAS ATIVIDADES HUMANA. DESDE A RODA E FACA, ATÉ OS SUBPRODUTOS DAS TECNOLOGIAS ESPACIAIS, UMA COISA É CERTA, O MUNDO E AS PESSOAS SOFREM UMA INFLUÊNCIA DIRETA DAQUILO QUE INVENTAMOS.
QUANDO INVENTAMOS A FACA TIVEMOS COMO OBJETIVO, FALANDO EM NOME DA HUMANIDADE, APENAS UM INSTRUMENTO PARA FACILITAR AS NOSSAS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA. QUERIAMOS ALGO QUE AJUDASSE A CORTAR, A DESPRENDER PEÇAS, ABRIR FRUTAS, LIMPAR PEIXE, CRIAR UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR NOSSOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS, MAS A HISTÓRIA MOSTRA QUE MUITAS VEZES FIZEMOS USO DIVERSO DAQUELE QUE O INSTRUMENTO FOI A PRINCÍPIO CRIADO. MUITOS HOMICIDAS USARAM A FACA PARA MATAR O PRÓXIMO, PARA AMEAÇAR E COAGIR O SEU SEMELHANTE.


da mais simples ferramenta....

NO FILME DE SPIELBERG, “MINORITY REPORT”, ONDE O AUTOR RETRATA UMA POSSÍVEL REALIDADE DO ANO 2054, EM QUE OS HOMENS PODEM TER A SERVIÇO DA JUSTIÇA UMA TECNOLOGIA CAPAZ DE PREVER OS CRIMES E MAIS, CAPACIDADE PARA PUNIR O CRIMINOSO ANTES DELE COMETER O CRIME. É VERDADE QUE TAL FILME TROUXE GRANDE DISCUSSÃO ÉTICA SOBRE O PRINCIPIO DA INOCENCIA ATÉ QUE O CRIME ESTEJA CONSUMADO. MAS ANALISANDO POR OUTRO ÂNGULO, QUEREMOS FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE JÁ TEMOS DE TECNOLOGIA E COMO ELA JÁ INFLUI EM NOSSAS ATITUDES E JULGAMENTOS.
A LOUVÁVEL TECNOLOGIA DA INTERNET COM TODAS AS SUAS FERRAMENTAS, TAMBÉM TROUXE DISCUSSÃO ÉTICA COM RESPEITO AO MAU USO DESTA TECNOLOGIA, JÁ SENDO CRIADO EM MUITOS PAÍSES DIVISÕES DA POLICIA QUE COMBATEM OS CRIMES CIBERNÉTICOS COMO FURTOS DE CONTA BANCÁRIAS E PEDOFILIA.



...ao mais complexo meio de transporte. O QUE FAZ A DIFERENÇA É COMO USAMOS ESTAS TECNOLOGIAS!



COMO NO FILME “MINORITY REPORT”, EM QUE O PERSONAGEM PRINCIPAL SE VIU VÍTIMA DA PRÓPRIA TECNOLOGIA O QUE AUXILIAVA NO SEU SERVIÇO DE COMBATE AO “PRÉ-CRIME” E DEPOIS ELE MESMO FOI APONTADO COMO FUTURO REÚ DE UM HOMICÍDIO, VEMOS MUITOS DAQUELES QUE ADQUIRIRAM CONHECIMENTOS AVANÇADOS NA INFORMÁTICA, SENDO POSTERIORMENTE PRESOS POR CRIMES CIBERNÉTICOS, POR USAREM DO SEU CONHECIMENTO PARA O MAL.
-----------------------------------------------
CONCLUIMOS QUE NÃO HAVERÁ TECNOLOGIA SALVADORA. DEVEMOS USAR CADA EQUIPAMENTO, CADA INSTRUMENTO, CADA DESCOBERTA, CADA INVENTO PARA O BEM, POIS A DIFERENÇA DO BEM E O MAL ESTÃO NA FORMA COM NOS RELACIONAMOS E UTILIZAMOS A TECNOLOGIA.
AS MÁQUINAS NUNCA DECIDIRAM O QUE FAZER. HAVERÁ SEMPRE ALGUÉM QUE APONTARÁ A DIREÇÃO PARA A CIÊNCIA.

sábado, 28 de março de 2009

FUNÇÕES DA INTERNET

A INTERNET TEM QUATRO FUNÇÕES:

ENSINO-APREDIZAGEM

ENTRETENIMENTO

COMUNICAÇÃO

TRABALHO



QUEM ACESSAR SITES PARA APRENDER E CONHECER COISAS E PESSOAS E ADQUIRIR CULTURA E CONHECIMENTO ESTA USANDO O CANAL DO ENSINO-APREDIZAGEM



QUEM USA A INTERNET PARA JOGOS VIRTUAIS E DE SATISFAZER COM SITES DE BATE-PAPO ESTÃO USANDO O CANAL DO ENTRETENIMENTO



QUEM USA A INTERNET PARA EXPLORAR OS RECURSOS DO E-MAIL E DO MSN ESTA USANDO O CANAL DA COMUNICAÇÃO.


QUEM USA A INTERNET PARA GANHAR DINHEIRO ESTA O USANDO O CANAL DO TRABALHO

INTERAÇÃO NA INTERNET

A PALAVRA-CHAVE NA INTERNET É INTERAÇÃO.

A TELEVISÃO, O TELEFONE E O RÁDIO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE PRECEDERAM A INTERNET TINHA O PODER DA VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO, AS NOTÍCIAS CHEGAVAM A TEMPO REAL.


A TELEVISÃO É MENOS INTERATIVA, ELA SÓ EMITE INFORMAÇÕES. O RADIO JÁ É MAIS INTERATIVO, PORQUE PERMITIA A PARTICIPAÇÃO DOS OUVINTES. O TELEFONE POR SUA VEZ TEM A VANTAGEM DE PLENA INTERAÇÃO EM TEMPO REAL, MAS LIMITA A FORMA DA COMUNICAÇÃO (AUDIÇÃO) E RESTRINGE-SE EM UMA INTERAÇÃO DE APENAS DUAS PESSOAS.


A INTERNET CRIOU A POSSIBILIDADE DE TERMOS CONEXÃO COM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO VIA "NET", NÃO HÁ LIMITES COM RESPEITO À IMAGEM E SOM E LOGO IRÃO CRIAR TRANSMISSÃO E INTERAÇÃO PARA OS SENTIDOS DO OLFATO E DO TATO.


A INTERAÇÃO PELA INTERNET É PLENA, VOCÊ LÊ O TEXTO DOS OUTROS E VOCÊ ESCREVE OS SEUS PRÓPRIOS TEXTOS. VOCÊ OUVE SOM COMO TAMBÉM VOCÊ PODE EMITIR SOM. VOCÊ VÊ IMAGENS CRIADAS POR OUTROS, COMO TAMBÉM VOCÊ PODE PUBLICAR SUAS FOTOS E IMAGENS.


AGORA PENSE O QUE ISSO REPRESENTA PARA A EDUCAÇÃO... É MUITA COISA, DO JEITO QUE VAI, ACREDITO QUE A FIGURA DO PROFESSOR SERÁ SUBSTITUIDA POR ORIENTADOR DE APREDIZAGEM, PORQUE CADA UM IRÁ APRENDER O QUE QUISER. NINGUÉM MAIS VAI SE DIRIGIR AO PROFESSOR PARA TIRAR UMA DÚVIDA, VAI PERGUNTAR PARA O GOOGLE...

TECNOLOGIAS ULTRAPASSADAS

TECNOLOGIAS ULTRAPASSADAS


INTERESSANTE NOTAR O DESENVOLVIMENTO DAS TÉCNICAS DE ENSINO E COMO ALGUMAS TECNOLOGIAS NASCERAM, CRESCERAM E MORRERAM.
ALGUNS EQUIPAMENTOS FORAM INVENTADOS PELOS HOMENS E TIVERAM UMA BOA CONTRIBUIÇÃO NO PAPEL DE AUXILIAR A EDUCAÇÃO. VAMOS CITAR ALGUNS EXEMPLOS:
A FITA CASSETE
DURANTE MUITOS ANOS O GRAVADOR E A FITA CASSETE ALEM DE SERVIREM COMO HOBBY, ERA AMPLAMENTE APLICADO NA EDUCAÇÃO PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE IDIOMAS, ALGUMAS EDITORAS PUBLICAVAM REVISTAS QUE ERAM ACOMPANHADAS DE UMA FITA CASSETE QUE AUXILAVA NAS LIÇÕES DE IDIOMAS, NO BRASIL FOI MUITO USUAL O APREDIZADO DE INGLÊS, ALEMÃO, FRANCÊS E ITALIANO PELA EDITORA GLOBO
COM O ADVENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO O CD, A FITA CASSETE VIROU PEÇA DE MUSEU, OS ADOLESCENTES DE HOJE, A MAIORIA NEM CONHECE UMA FITA CASSETE


este aparelho de gravador já foi muito útil, hoje é peça de museu



A FITA VHS
ENTRE AS TECNOLOGIAS QUE AUXILIARAM NA EDUCAÇÃO TIVEMOS TAMBÉM A FITA VHS, ALGUNS CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA TINHA COMO METODO AUXILIAR DE ENSINO O USO DE FITA VHS, ALEM DAS APOSTILAS O ESTUDANTE GANHAVA UMA FITA OU MAIS DE UMA, EM QUE TINHA VIDEO-AULAS E DEMONSTRAÇÃO PRATICA DE CERTAS ATIVIDADES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES.
COM O ADVENTO DO DVD, O VIDEO CASSETE TORNOU-SE OBSOLETO E HOJE TODOS USAM O DVD QUE SUPRIMIU A FUNÇÃO DA FITA VHS.
CURSO SUPERIOR VIRTUAL
TRAZENDO EM TELA A PRIMEIRA FRASE DO TEMA DO FORUM:
"As transformações nas formas de comunicação e de intercâmbio de conhecimentos, desencadeadas pelo uso generalizado das tecnologias digitais, demandam uma reformulação das relações de ensino e aprendizagem,"
ENTENDO QUE TODOS AQUELES QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO DEVEM FICAR ATENTO PARA AS ENOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, PORQUE QUEM SAI NA FRENTE NO USO DESTAS NOVAS TECNOLÓGICAS GANHA ESPAÇO NO MERCADO DE ENSINO. COM ISSO PARABENIZO A UNIMES E OUTRAS UNIVERSIDADES QUE ASSIMILARAM O CAMINHAR NA NOVA ERA TECNOLÓGICA E SE ADIANTARAM EM ENOVAR OS METODOS DE ENSINO COMO OS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE VIRTUAL.

O MUNDO DIGITAL

TRABALHOS ESCOLARES COM CARTOLINA

A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO DEVERÁ REFORMULAR TODOS OS CONCEITOS ANTIGOS DE TRABALHO ESCOLAR, LEMBRO QUANDO ANTIGAMENTE, NO MEU TEMPO DE "ESCOLA" QUE ERA COMUM OS TRABALHOS EM CARTOLINA, ONDE FAZIAMOS APRESENTAÇÕES SOBRE O DIA DO INDIO, DIA DA INDEPENDENCIA, AGORA OS ALUNOS PODEM UTILIZAR VARIOS RECURSOS DA MÍDIA PARA APRESENTAR EM SEUS TRABALHOS ESCOLARES.

O MUNDO DIGITAL

AS APRESENTAÇÕES AGORA PODEM SER FEITAS COM PEÇAS DE TEATRO GRAVADAS EM DVD, TRABALHOS EM POWER POINT E SLIDES, E COMO VEMOS HOJE NAS FACULDADES VIRTUAIS, FAZEMOS OS "TRABALHOS ESCOLARES" E NÃO PRECISAMOS LEVAR FISICAMENTE A SALA DE AULA, MANDAMOS VIA FORUM, VIA E-MAIL.
O INIMAGINÁVEL
O QUE REALMENTE PODE SER FEITO COM ESTAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO É INIMAGINÁVEL, PORQUE NÃO SABEMOS ATÉ ONDE VAI A CRIATIVIDADE HUMANA, MAS PODEMOS VIVER UM MUNDO ONDE SE TRABALHA, SE ESTUDA, SE RELACIONA VIA DIGITAL. O QUE MAIS NOS ESPERA ????

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

AULAS DE COMUNICAÇÃO

INTRODUÇÃO

COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

O ESTUDO DA COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA VISA APLICAR OS CONHECIMENTOS E METODOS DE COMUNICAÇÃO MODERNO NA APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TODOS OS NÍVEIS.

HOJE A EDUCAÇÃO GANHOU UM NOVO FOCO, ATRAVÉS DA HIPERMÍDIA E PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, NÃO MAIS ATRÁVES DE CORRESPONDENCIA, MAS INTERATIVA, EM TEMPO REAL PELA INTERNET E OUTROS CANAIS DE COUNICAÇÃO.


FORMAÇÃO DE PROFESSORES:

ANALISANDO A EDUCAÇÃO VEMOS QUE MUITOS ALUNOS SÃO INDISCIPLINADOS E DESMOTIVADOS EM APRENDER.

O MODELO APLICADO É O INSTRUCIONISTA

O ESTADO NÃO VALORIZA OS PROFESSORES E O NÍVEL DO ENSINO É FRACO. OS PROFESSORES CULPAM OS ALUNOS QUE NÃO SE INTERESSAM E OS ALUNOS CULPAM OS PROFESSORES.

O METODO DE ENSINO DE UM SECULO ATRÁS ERA BASEADO EM OUTRA CULTURA, ONDE HAVIA TEMOR E RESPEITO E REGRAS, HOJE VIVEMOS UM MUNDO LIBERAL, CHEIO DE OPÇÕES ELETRÔNICAS, DE DIVERSÃO E LIBERALIDADE GERAL. SERÁ QUE O METODO EDUCACIONAL ANTIGO CONSEGUIRÁ ESTIMULAR OS ALUNOS DE HOJE ???

A MÁQUINA POR SI SÓ NÃO PRODUZIRÁ OS EFEITOS DESEJADOS, MAS O PROFESSOR DEVE EXPLORAR O MUNDO TECNOLÓGICO PARA APROXIMAR O ALUNO DA ESCOLA E DA EDUCAÇÃO.

A IDEOLOGIA NEOLIBERAL PREGA:

"Felicidade é consumo, cultura É televisão, informação é Internet. O superficial e o esteticamente consumível é o que vale."

ENSINO-APREDIZAGEM COM TECNOLOGIA



ESTE APREDIZANDO TEM 3 VERTENTES:

1 - A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES CIBERNÉTICOS
2 - OS MÉTODOS DE ENSINO VIRTUAL A DISTÂNCIA
3 - OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICO DISPONÍVEL

1 - A FORMAÇÃO DOS NOVOS PROFESSORES:

OS PROFESSORES DO FUTURO TERÃO UMA NOVA FORMA DE INTERAGIR COM OS ALUNOS, E QUANDO FALAMOS FUTURO, QUEREMOS DIZER AMANHÃ DE MANHÃ, NÃO É MAIS UM FUTURO DISTANTE, DAQUI A UMA GERAÇÃO É UM FUTURO-PRESENTE.

OS PROFESSORES CIBERNÉTICOS PRECISAM APRENDER A SE ADAPTAR NESTE NOVO MUNDO QUE TORNOU UM MUNDO UMA TRIBO

2 - ENSINO PÓS-MODERNO

O NOVO PROFESSOR TEM QUE ESTAR APTO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO NOVO MUNDO EM QUE A EDUCAÇÃO DEIXA O PAPEL E A CANETA PARA O PASSADO E NOVOS METODOS DE ENSINO ESTÃO NA PORTA NA NOVA ESCOLA.

É PRECISO ENTENDER QUE NO PASSADO O ALUNO IA A ESCOLA E AGORA A ESCOLA VAI AO ALUNO.

3 - MEIOS DE COMUNICAÇÃO

A NOVA ESCOLA É ELETRÔNICA, E O DOCENTE DEVE AVALIAR O POTENCIAL DOS RECURSOS ELETRONICOS DISPONÍVEIS PARA UTILIZAR AQUELE QUE PODE MAIS AJUDAR NA FORMAÇÃO EDUACAIONAL DO APRENDIZ.