O trabalho acadêmico MÍDIA, IMAGINÁRIO DE CONSUMO E EDUCAÇÃO de
PAOLA BASSO MENNA BARRETO GOMES quando publicado em Abril/2001 trazia a seguinte reflexão:
“é através do consumo massivo e de uma insistente aparição dessas
figuras nos lugares mais diversos que personagens como Mickey, Pernalonga e
Gasparzinho (para citar apenas alguns), independente de nossas escolhas, passam a
fazer parte de nossas vidas. A observação de que a maior parte dos produtos
destinados às crianças estampa personagens da indústria do entretenimento, sejam
produtos de higiene, como pastas-de-dente ou xampus, sejam peças do vestuário,
seja o material escolar, sejam embalagens de alimentos (ou mesmo um desenho de
personagem da Disney impresso em um biscoito), faz com que tenhamos de discutir o
papel destas figuras na construção de uma infância voltada para o consumo de
imagens.”
A mídia e o mercado de consumo empurram “guela” abaixo das crianças figuras que a princípio tem a tarefa de entreter as crianças, mas em um segundo momento estas gravuras são vendidas através de produtos que tenha a marca dos personagens infantis.
imagens de consumo da Disney
Nenhum comentário:
Postar um comentário