INTRODUÇÃO
CADA INVENÇÃO HUMANA TEM POR FINALIDADE TRAZER UMA FACILITAÇÃO DAS ATIVIDADES HUMANA. DESDE A RODA E FACA, ATÉ OS SUBPRODUTOS DAS TECNOLOGIAS ESPACIAIS, UMA COISA É CERTA, O MUNDO E AS PESSOAS SOFREM UMA INFLUÊNCIA DIRETA DAQUILO QUE INVENTAMOS.
QUANDO INVENTAMOS A FACA TIVEMOS COMO OBJETIVO, FALANDO EM NOME DA HUMANIDADE, APENAS UM INSTRUMENTO PARA FACILITAR AS NOSSAS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA. QUERIAMOS ALGO QUE AJUDASSE A CORTAR, A DESPRENDER PEÇAS, ABRIR FRUTAS, LIMPAR PEIXE, CRIAR UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR NOSSOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS, MAS A HISTÓRIA MOSTRA QUE MUITAS VEZES FIZEMOS USO DIVERSO DAQUELE QUE O INSTRUMENTO FOI A PRINCÍPIO CRIADO. MUITOS HOMICIDAS USARAM A FACA PARA MATAR O PRÓXIMO, PARA AMEAÇAR E COAGIR O SEU SEMELHANTE.
da mais simples ferramenta....
NO FILME DE SPIELBERG, “MINORITY REPORT”, ONDE O AUTOR RETRATA UMA POSSÍVEL REALIDADE DO ANO 2054, EM QUE OS HOMENS PODEM TER A SERVIÇO DA JUSTIÇA UMA TECNOLOGIA CAPAZ DE PREVER OS CRIMES E MAIS, CAPACIDADE PARA PUNIR O CRIMINOSO ANTES DELE COMETER O CRIME. É VERDADE QUE TAL FILME TROUXE GRANDE DISCUSSÃO ÉTICA SOBRE O PRINCIPIO DA INOCENCIA ATÉ QUE O CRIME ESTEJA CONSUMADO. MAS ANALISANDO POR OUTRO ÂNGULO, QUEREMOS FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE JÁ TEMOS DE TECNOLOGIA E COMO ELA JÁ INFLUI EM NOSSAS ATITUDES E JULGAMENTOS.
A LOUVÁVEL TECNOLOGIA DA INTERNET COM TODAS AS SUAS FERRAMENTAS, TAMBÉM TROUXE DISCUSSÃO ÉTICA COM RESPEITO AO MAU USO DESTA TECNOLOGIA, JÁ SENDO CRIADO EM MUITOS PAÍSES DIVISÕES DA POLICIA QUE COMBATEM OS CRIMES CIBERNÉTICOS COMO FURTOS DE CONTA BANCÁRIAS E PEDOFILIA.
...ao mais complexo meio de transporte. O QUE FAZ A DIFERENÇA É COMO USAMOS ESTAS TECNOLOGIAS!
COMO NO FILME “MINORITY REPORT”, EM QUE O PERSONAGEM PRINCIPAL SE VIU VÍTIMA DA PRÓPRIA TECNOLOGIA O QUE AUXILIAVA NO SEU SERVIÇO DE COMBATE AO “PRÉ-CRIME” E DEPOIS ELE MESMO FOI APONTADO COMO FUTURO REÚ DE UM HOMICÍDIO, VEMOS MUITOS DAQUELES QUE ADQUIRIRAM CONHECIMENTOS AVANÇADOS NA INFORMÁTICA, SENDO POSTERIORMENTE PRESOS POR CRIMES CIBERNÉTICOS, POR USAREM DO SEU CONHECIMENTO PARA O MAL.
-----------------------------------------------
CONCLUIMOS QUE NÃO HAVERÁ TECNOLOGIA SALVADORA. DEVEMOS USAR CADA EQUIPAMENTO, CADA INSTRUMENTO, CADA DESCOBERTA, CADA INVENTO PARA O BEM, POIS A DIFERENÇA DO BEM E O MAL ESTÃO NA FORMA COM NOS RELACIONAMOS E UTILIZAMOS A TECNOLOGIA.
AS MÁQUINAS NUNCA DECIDIRAM O QUE FAZER. HAVERÁ SEMPRE ALGUÉM QUE APONTARÁ A DIREÇÃO PARA A CIÊNCIA.
Sem NoÇÃo!
ResponderExcluirQuando você fala que nós só criamos novas tecnologias pois para facilitar a nossa vida tem razão mais no resto do texto fica muito sem noção!
ResponderExcluirEsse texto é sobre tecnologia ou sobre filmes?
ResponderExcluir