domingo, 10 de maio de 2009

RESISTÊNCIA A INTERNET

" é muito difícil viver sem a internet".

Mas tenho notado que alguns fatores mantem parte da população longe do mundo virtual, tais como:

CUSTO DO EQUIPAMENTO

O preço dos computadores ainda não estão baratos a ponto de serem comprados como uma TV ou aparelho de SOM, a população mais carente não tem condições de comprar um equipamento de ponta ou que tenha capacidade de acessar facilmente a internet. Acredito que o governo está deixando que o próprio mercado faça com que a lei de oferta e procura torne os PCs mais populares do que já estão. Os custos estão caindo gradativamente. Até que a população de baixa renda possa comprar sem ter que faltar os gêneros de primeira necessidade.

CUSTO DO ACESSO A INTERNET

Acessar a internet ainda custa caro, a pessoa que deseja ter banda larga em sua casa, deve desembolsar um valor mensal que chega a custa 5 vezes mais do que o valor da conta de água. Este custo é uma barreira econômica que ainda não está para todos os brasileiros.

BARREIRA CULTURAL

Há pessoas que até possuem condições economicas para acessarem a internet, mas elas parecem que têm medo do computador, isto é bem visível na faixa etária mais avançada. Afinal, as mudanças na sociedade são tão rápidas que as pessoas tem receios de se envolverem com a "internet". Neste caso, temos visto que os filhos e netos estão dando aulas para seus pais e avós. Tenho visto até "doutores" que ainda resistem a idéia de fazer os seus trabalhos em computador, ainda apegando-se ao papel e a caneta.

Acredito que a nova geração está muito interessada no computador e na internet, não terão dificuldades no mercado de trabalho, mas vejo que aqueles que estão no mercado de trabalho estão sendo forçados a romperem a barreira mental e estão começando a usar o computador sob pena de perder o emprego.

No Estado de São Paulo a policia judiciária esta sendo paulatinamente informatizada com um novo sistema de REGISTRO DIGITAL DE OCORRENCIA (RDO), mas alguns policiais tem resistido e praguejado pelos cantos das delegacia, "difamando o novo sistema", mas as duras penas estão tendo que aprender a usar o RDO sob pena de se tornarem inúteis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário