quarta-feira, 29 de setembro de 2010

LEITURA DE IMAGENS

Maria Emilia Sardelichi nos apresenta em sua Obra: Leitura de Imagens, Cultura Visual e Prática Educativa uma reflexão sobre a influência da Cultura Visual na educação e na vida moderna. Desde a Renascença que a humanidade passou a valorizar mais a imagem. Em 1973 Donis Dondis da Universidade de Massachusttes publicou uma Obra fazendo a primeira referência sobre a ALFABETIZAÇÃO VISUAL.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais também tem dispositivos incluindo a Educação mediante arte visual como uma prática docente que deve ser implementada. A medida que a arte e a ciência foram aperfeiçoando a criação de imagens cada vez mais o elemento visual tem sido usado na educação. Já em 1988 Willian Otto, da Universidade da Pensilvânia elaborou uma teoria da Observação (Watching) que sintetiza o poder de aprendizado através da meditação na observação de obras artísticas visuais.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UM MUNDO SEM IMAGENS

Pegando um gancho no seu texto do Richard, que diz:

"A leitura de imagens leva o leitor a diversas e infinitas interpretações"

Faz-me pensar o que é um mundo sem imagens e como uma pessoa encara um mundo sem cores e aparências. Ontem estava passeando com vários familiares em um shopping de Santos e minha tia falava de um vizinho dela em Aracaju que tinha um ótima aposentadoria (cerca de dez mil reais mensais), vaidoso, que dava muita importancia para aparencia e que vivia feliz, até que foi realizar uma cirurgia nos olhos e por infelicidade acabou perdendo as duas vistas. Este homem entrou em profunda depressão e se tornou tão revoltado que era mantido na cama amarrado com lençóis para não se matar, porque não se conformava em viver sem imagens. A falta de vontade de viver foi tão grande que em poucos meses ele morreu de tristeza.

Outra história também interessante é a do dono de um quiosque de doces que fica na frente da Santa Casa e o Mc Donald, em Santos. Ele é cego e sua esposa também é cega, mas eles conseguem viver uma vida normal e aparentemente feliz, inclusive tem uma filha, alguns anos atrás eu o via pegando sua filha na escola e trazendo-a para ficar como ele no trabalho. Ele sorria para sua filha enquanto conversavam.

Deus nos livre de sermos privados de um mundo sem imagens, mas de vez em quando eu gostaria de (se tivesse tempo e paciência) viver apenas alguns dias com os olhos vendados e tentando levar uma vida normal. Parece idéia maluca, nê verdade?

Deve ser muito difícil já ter enxergado e depois perdem a capacidade de ver imagens. Por outro lado, acredito que quem nascem sem nuca ter visto imagens, teoricamente deve ter mais capacidade de enfrentar um mundo sem imagens.

Enquanto fico confabulando nos labirintos dos meus pensamentos, ainda chego a outra conclusão. O ser vivo é tão adaptável nas adversidades que ele é capaz de ser feliz e aprender, mesmo sem ver imagem alguma...


segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CULTURA VISUAL

Acredito que vivemos em um mundo em que a cultura visual e o emprego de artes e técnicas visuais estão sendo usadas maciçamente pelos meios de comunicações para ter acesso as pessoas de todas as formações, e classes sociais. As pessoas responde mais rápido aos estímulos visuais. As pessoas estão mais dispostas a verem imagens a lerem textos longos.

Ler exige atenção e esforço mental, ver e ouvir torna o aprendizado mais fácil, porém, tem como desvantagem o fato de não exigir esforço de raciocínio como a leitura. Não é por acaso que cada vez mais temos menos livrarias, e mais TELEVISÕES. As TVs não faltam nem mesmo nas casas mais humildes da periferia ou do campo.

Esta cultura voltada para a imagem esta criando uma nova forma de comportamento. As pessoas não compram pela descrição técnica do produto, mas pela embalagem e pelo visual. Isso desde uma fruta até um carro. Um trabalho escolar é considerado mais rico se feito em power point, do que em um "maçante" texto no word.