segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CULTURA VISUAL

Acredito que vivemos em um mundo em que a cultura visual e o emprego de artes e técnicas visuais estão sendo usadas maciçamente pelos meios de comunicações para ter acesso as pessoas de todas as formações, e classes sociais. As pessoas responde mais rápido aos estímulos visuais. As pessoas estão mais dispostas a verem imagens a lerem textos longos.

Ler exige atenção e esforço mental, ver e ouvir torna o aprendizado mais fácil, porém, tem como desvantagem o fato de não exigir esforço de raciocínio como a leitura. Não é por acaso que cada vez mais temos menos livrarias, e mais TELEVISÕES. As TVs não faltam nem mesmo nas casas mais humildes da periferia ou do campo.

Esta cultura voltada para a imagem esta criando uma nova forma de comportamento. As pessoas não compram pela descrição técnica do produto, mas pela embalagem e pelo visual. Isso desde uma fruta até um carro. Um trabalho escolar é considerado mais rico se feito em power point, do que em um "maçante" texto no word.

Nenhum comentário:

Postar um comentário