sexta-feira, 17 de setembro de 2010

UM MUNDO SEM IMAGENS

Pegando um gancho no seu texto do Richard, que diz:

"A leitura de imagens leva o leitor a diversas e infinitas interpretações"

Faz-me pensar o que é um mundo sem imagens e como uma pessoa encara um mundo sem cores e aparências. Ontem estava passeando com vários familiares em um shopping de Santos e minha tia falava de um vizinho dela em Aracaju que tinha um ótima aposentadoria (cerca de dez mil reais mensais), vaidoso, que dava muita importancia para aparencia e que vivia feliz, até que foi realizar uma cirurgia nos olhos e por infelicidade acabou perdendo as duas vistas. Este homem entrou em profunda depressão e se tornou tão revoltado que era mantido na cama amarrado com lençóis para não se matar, porque não se conformava em viver sem imagens. A falta de vontade de viver foi tão grande que em poucos meses ele morreu de tristeza.

Outra história também interessante é a do dono de um quiosque de doces que fica na frente da Santa Casa e o Mc Donald, em Santos. Ele é cego e sua esposa também é cega, mas eles conseguem viver uma vida normal e aparentemente feliz, inclusive tem uma filha, alguns anos atrás eu o via pegando sua filha na escola e trazendo-a para ficar como ele no trabalho. Ele sorria para sua filha enquanto conversavam.

Deus nos livre de sermos privados de um mundo sem imagens, mas de vez em quando eu gostaria de (se tivesse tempo e paciência) viver apenas alguns dias com os olhos vendados e tentando levar uma vida normal. Parece idéia maluca, nê verdade?

Deve ser muito difícil já ter enxergado e depois perdem a capacidade de ver imagens. Por outro lado, acredito que quem nascem sem nuca ter visto imagens, teoricamente deve ter mais capacidade de enfrentar um mundo sem imagens.

Enquanto fico confabulando nos labirintos dos meus pensamentos, ainda chego a outra conclusão. O ser vivo é tão adaptável nas adversidades que ele é capaz de ser feliz e aprender, mesmo sem ver imagem alguma...


Nenhum comentário:

Postar um comentário