terça-feira, 28 de abril de 2009

ERA DA INFORMAÇÃO

A ERA DA INFORMAÇÃO

A ERA DA INFORMAÇÃO TROUXE MUDANÇAS NOS SEGUINTES SEGUIMENTOS DA VIDA:
ENTRETENIMENTO: A indústria do entretenimento como nenhuma outra tem trazido satisfação e diversão com jogos e mídias eletrônicas.
CULTURA: Com a globalização, a tendência é cada vez mais haver uma cultura universal, rompendo barreiras milenares de culturas, antes, poucas conhecidas.
ECONOMIA: Com a tecnologia da informação é possível gerar processos de logística de transporte , produção de bens de consumo com alta tecnologia e transações eletrônicas sem a necessidade de transportar valores fisicamente
TRABALHO: Uma infinidade de novas profissões surgiram, criando novos campos de trabalhos para profissionais especializados.
EDUCAÇÃO: Com o ensino a distância, possibilitando entre outras coisas as vídeos-aulas e os cursos de níveis superiores a distância.
MEDICINA: Com a evolução da tecnologia de informação, cada vez mais informações que ajudam no diagnostico são processadas por computadores, auxiliando na interpretação de eventos físicos e orgânicos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

A INTERNET E OS OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Anteriormente eu já havia citado superficialmente a evolução dos meios de comunicação e como a internet chegou suplantando a todos os outros meios, isso porque a internet carrega em si todas as utilidades dos demais meio de comunicação.

vejamos;

A internet serve no papel de correio, porque através do programa de e-mail você tem um enedereço eletrônico onde as pessoas podem mandar cartas, com fotos, com documentos anexos e você simplesmente abre a sua "caixinha" de entradas e lá está a sua "cartinha"

A internet serve no papel de biblioteca, porque atraves dela você tem acesso a milhões de livros, artigos, jornais, periódicos, manuscritos. A internet tornou a biblioteca de Alexandria, a biblioteca do Vaticano e o museu do Livro em Jerusalém, em um mero panfleto. Hoje boa parte do que leio é via computador, min ha biblioteca particular "física", material, quase estagnou...

A internet serve no papel do telefone, porque atraves do programa do MSN conectado com um microfone e as caixas de som você fala em tempo real com qualquer pessoa que esteja conectado com você via MSN

A internet serve no papel radio, porque você conectado a internet tem acesso a programação de milhares de radio mundo a fora, emissoras que treansmitem suas programações pela internet, além do que você pode montar sua radio através do seu computador!!!

A internet serve no papel de televisão, porque você tem hoje sites em que você conecta-se em tempo real com os canais de televisão de todo o mundo, tendo acesso a centenas de canais de televisão, assistindo os programas em tempo real. Não somente isso, você também pode transmitir sua imagens pela internet.

A internet serve no papel de banco, porque você hoje pode pagar contas, transferir dinheiro e outras operações sem precisar pegar fila. Seu computador é um mini-caixa-eletrônico!

Ainda teria dez mil palavras para falar sobre a Internet e como ela hoje superou e aglutinou todos os outros meios de comunicação.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A GLOBALIZAÇÃO NA INTERNET

A INTERNET É A GLOBALIZAÇÃO.
O IDIOMA
COMO PODEMOS INTERAGIR COM TODO OS HABITANTES DO PLANETA POR MEIO DA INTERNET. AS CONVERSAS COM PESSOAS DE OUTRAS LÍNGUAS SÃO FACILITADAS PELOS MECANISMOS DE TRADUÇÕES QUE EM SEGUNDOS TRADUZEM UM LIVRO, QUANTO MAIS PEQUENOS DIÁLOGOS, AINDA QUE ESTAS TRADUÇÕES SEJAM IMPERFEITAS, AINDA ASSIM É UM AVANÇO INIMAGINÁVEL.
AS FERRAMENTAS DE TRADUÇÕES POSSIBILITAM QUE POSSAMOS CONSULTAR SITES EM OUTROS IDIOMAS, ENTRAR EM DOMINIOS DE OUTROS PAÍSES E ASSIMILAR A CULTURA DE OUTROS POVOS.


O TURISMO VIRTUAL

QUANDO NÃO HAVIA FOTOGRAFIA, AS IMAGENS DE LUGARES DISTANTES ERAM DESCRITAS PELOS VIAJANTES E AS PESSOAS QUE NÃO PODIAM VIAJAR FAZIAM IDÉIA E IMAGEM MENTAL COMO ERA O LOCAL DESCRITO PELO VIAJANTE, COM A INVENÇÃO DA FOTOGRAFIA, GOTAS DE IMAGENS DISTANTES CHEGARAM ATÉ NÓS. COM A TELEVISÃO, IMAGENS SELECIONADAS PELO DIRETOR DE TV NOS SÃO TRANSMITIDAS EM HORARIO E CANAL PRÉ-ESTABELECIDO, MAS A INTERNET VEIO PARA "LASCAR", POIS AGORA NÓS TEMOS O DOMINIO DE VER O QUE QUISERMOS NA HORA QUE QUISERMOS, POSSO ENTRAR NO MUSEU DO LIVRO EM JERUSALÉM, NO VALE DOS REIS, NO EGITO, NOS CASTELOS DA INGLATERRA E NAS SAVANAS DA ÁFRICA, EM UM CLICK!



Museu do livro em Jerusalém

segunda-feira, 6 de abril de 2009

ACESSO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÃO SE RESUME SOMENTE A INTERNET, O RADIO, A TELEVISÃO E A IMPRENSA ESCRITA SÃO ÓTIMOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO E EM TODOS ELES ESTÃO INSERIDOS TECNOLOGIAS QUE EM MUITO MELHORARAM A COMUNICAÇÃO E TRANSMISSÃO DA INFORMAÇÃO PARA O CIDADÃO;

NA DÉCADA DE 50, LOGO QUE A TELEVISÃO CHEGOU NO BRASIL. POUCOS PUDERAM COMPRAR, MAS COM O PASSAR DO TEMPO COM A VENDA EM MASSA DE EQUIPAMENTOS, O PREÇO CAIU E HOJE A MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA E DO MUNDO TEM ACESSO A TELEVISÃO ABERTA, COM QUALQUER PARABÓLICA, AS PESSOAS QUE VIVEM EM SÍTIOS NA ÁREA RURAL TEM ACESSO A TV.

A INFORMAÇÃO ESCRITA, APESAR DE TER REDUZIDO BASTANTE OS PREÇOS, AINDA É RELATIVAMENTE CARO EM COMPARAÇÃO COM OUTROS MEIOS DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO QUE NÃO TEM CUSTO ALGUM COMO O RÁDIO

COM O ADVENTO DA INTERNET, AINDA NÃO SE MASSIFICOU O SEU USO DEVIDO O PREÇO DE UM COMPUTADOR E DO ACESSO A INTERNET QUE É PAGO AS EMPRESAS DE BANDA LARGA OU CONECÇÃO DISCADA.

MAS PODEM DIZER QUE A POPULARIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL É UM FENÔMENO IRREVERSSÍVEL DA NOSSA ERA. LEMBRO-ME QUANDO CAIU UM AVIÃO EM SÃO PAULO EM JULHO DE 2007, EU ESTAVA NO SITIO. NAS MONTANHAS DE ITARIRI, NO INTERIOR DO ESTADO ESCUTANDO A RADIO GAUCHA DO RIO GRANDE DO SUL, E MAL O AVIÃO BATEU NO PRÉDIO DA TAM, UM REPÓRTER QUE ESTAVA NO AEROPORTO ENTROU NO AR COMUNICANDO SOBRE O ACIDENTE. A INFORMAÇÃO FOI QUASE INSTANTÂNEA E EU ESTAVA NO MEIO DA "SELVA", NA FLORESTA DA MATA ATLÂNTICA E FIQUEI SABENDO NA HORA...


quinta-feira, 2 de abril de 2009

A INFLUÊNCIA DE NOVAS TECNOLOGIAS NO MUNDO E NO HOMEM

INTRODUÇÃO
CADA INVENÇÃO HUMANA TEM POR FINALIDADE TRAZER UMA FACILITAÇÃO DAS ATIVIDADES HUMANA. DESDE A RODA E FACA, ATÉ OS SUBPRODUTOS DAS TECNOLOGIAS ESPACIAIS, UMA COISA É CERTA, O MUNDO E AS PESSOAS SOFREM UMA INFLUÊNCIA DIRETA DAQUILO QUE INVENTAMOS.
QUANDO INVENTAMOS A FACA TIVEMOS COMO OBJETIVO, FALANDO EM NOME DA HUMANIDADE, APENAS UM INSTRUMENTO PARA FACILITAR AS NOSSAS ATIVIDADES DO DIA-A-DIA. QUERIAMOS ALGO QUE AJUDASSE A CORTAR, A DESPRENDER PEÇAS, ABRIR FRUTAS, LIMPAR PEIXE, CRIAR UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR NOSSOS SERVIÇOS DOMÉSTICOS, MAS A HISTÓRIA MOSTRA QUE MUITAS VEZES FIZEMOS USO DIVERSO DAQUELE QUE O INSTRUMENTO FOI A PRINCÍPIO CRIADO. MUITOS HOMICIDAS USARAM A FACA PARA MATAR O PRÓXIMO, PARA AMEAÇAR E COAGIR O SEU SEMELHANTE.


da mais simples ferramenta....

NO FILME DE SPIELBERG, “MINORITY REPORT”, ONDE O AUTOR RETRATA UMA POSSÍVEL REALIDADE DO ANO 2054, EM QUE OS HOMENS PODEM TER A SERVIÇO DA JUSTIÇA UMA TECNOLOGIA CAPAZ DE PREVER OS CRIMES E MAIS, CAPACIDADE PARA PUNIR O CRIMINOSO ANTES DELE COMETER O CRIME. É VERDADE QUE TAL FILME TROUXE GRANDE DISCUSSÃO ÉTICA SOBRE O PRINCIPIO DA INOCENCIA ATÉ QUE O CRIME ESTEJA CONSUMADO. MAS ANALISANDO POR OUTRO ÂNGULO, QUEREMOS FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O QUE JÁ TEMOS DE TECNOLOGIA E COMO ELA JÁ INFLUI EM NOSSAS ATITUDES E JULGAMENTOS.
A LOUVÁVEL TECNOLOGIA DA INTERNET COM TODAS AS SUAS FERRAMENTAS, TAMBÉM TROUXE DISCUSSÃO ÉTICA COM RESPEITO AO MAU USO DESTA TECNOLOGIA, JÁ SENDO CRIADO EM MUITOS PAÍSES DIVISÕES DA POLICIA QUE COMBATEM OS CRIMES CIBERNÉTICOS COMO FURTOS DE CONTA BANCÁRIAS E PEDOFILIA.



...ao mais complexo meio de transporte. O QUE FAZ A DIFERENÇA É COMO USAMOS ESTAS TECNOLOGIAS!



COMO NO FILME “MINORITY REPORT”, EM QUE O PERSONAGEM PRINCIPAL SE VIU VÍTIMA DA PRÓPRIA TECNOLOGIA O QUE AUXILIAVA NO SEU SERVIÇO DE COMBATE AO “PRÉ-CRIME” E DEPOIS ELE MESMO FOI APONTADO COMO FUTURO REÚ DE UM HOMICÍDIO, VEMOS MUITOS DAQUELES QUE ADQUIRIRAM CONHECIMENTOS AVANÇADOS NA INFORMÁTICA, SENDO POSTERIORMENTE PRESOS POR CRIMES CIBERNÉTICOS, POR USAREM DO SEU CONHECIMENTO PARA O MAL.
-----------------------------------------------
CONCLUIMOS QUE NÃO HAVERÁ TECNOLOGIA SALVADORA. DEVEMOS USAR CADA EQUIPAMENTO, CADA INSTRUMENTO, CADA DESCOBERTA, CADA INVENTO PARA O BEM, POIS A DIFERENÇA DO BEM E O MAL ESTÃO NA FORMA COM NOS RELACIONAMOS E UTILIZAMOS A TECNOLOGIA.
AS MÁQUINAS NUNCA DECIDIRAM O QUE FAZER. HAVERÁ SEMPRE ALGUÉM QUE APONTARÁ A DIREÇÃO PARA A CIÊNCIA.