sábado, 28 de março de 2009

FUNÇÕES DA INTERNET

A INTERNET TEM QUATRO FUNÇÕES:

ENSINO-APREDIZAGEM

ENTRETENIMENTO

COMUNICAÇÃO

TRABALHO



QUEM ACESSAR SITES PARA APRENDER E CONHECER COISAS E PESSOAS E ADQUIRIR CULTURA E CONHECIMENTO ESTA USANDO O CANAL DO ENSINO-APREDIZAGEM



QUEM USA A INTERNET PARA JOGOS VIRTUAIS E DE SATISFAZER COM SITES DE BATE-PAPO ESTÃO USANDO O CANAL DO ENTRETENIMENTO



QUEM USA A INTERNET PARA EXPLORAR OS RECURSOS DO E-MAIL E DO MSN ESTA USANDO O CANAL DA COMUNICAÇÃO.


QUEM USA A INTERNET PARA GANHAR DINHEIRO ESTA O USANDO O CANAL DO TRABALHO

INTERAÇÃO NA INTERNET

A PALAVRA-CHAVE NA INTERNET É INTERAÇÃO.

A TELEVISÃO, O TELEFONE E O RÁDIO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE PRECEDERAM A INTERNET TINHA O PODER DA VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO, AS NOTÍCIAS CHEGAVAM A TEMPO REAL.


A TELEVISÃO É MENOS INTERATIVA, ELA SÓ EMITE INFORMAÇÕES. O RADIO JÁ É MAIS INTERATIVO, PORQUE PERMITIA A PARTICIPAÇÃO DOS OUVINTES. O TELEFONE POR SUA VEZ TEM A VANTAGEM DE PLENA INTERAÇÃO EM TEMPO REAL, MAS LIMITA A FORMA DA COMUNICAÇÃO (AUDIÇÃO) E RESTRINGE-SE EM UMA INTERAÇÃO DE APENAS DUAS PESSOAS.


A INTERNET CRIOU A POSSIBILIDADE DE TERMOS CONEXÃO COM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO VIA "NET", NÃO HÁ LIMITES COM RESPEITO À IMAGEM E SOM E LOGO IRÃO CRIAR TRANSMISSÃO E INTERAÇÃO PARA OS SENTIDOS DO OLFATO E DO TATO.


A INTERAÇÃO PELA INTERNET É PLENA, VOCÊ LÊ O TEXTO DOS OUTROS E VOCÊ ESCREVE OS SEUS PRÓPRIOS TEXTOS. VOCÊ OUVE SOM COMO TAMBÉM VOCÊ PODE EMITIR SOM. VOCÊ VÊ IMAGENS CRIADAS POR OUTROS, COMO TAMBÉM VOCÊ PODE PUBLICAR SUAS FOTOS E IMAGENS.


AGORA PENSE O QUE ISSO REPRESENTA PARA A EDUCAÇÃO... É MUITA COISA, DO JEITO QUE VAI, ACREDITO QUE A FIGURA DO PROFESSOR SERÁ SUBSTITUIDA POR ORIENTADOR DE APREDIZAGEM, PORQUE CADA UM IRÁ APRENDER O QUE QUISER. NINGUÉM MAIS VAI SE DIRIGIR AO PROFESSOR PARA TIRAR UMA DÚVIDA, VAI PERGUNTAR PARA O GOOGLE...

TECNOLOGIAS ULTRAPASSADAS

TECNOLOGIAS ULTRAPASSADAS


INTERESSANTE NOTAR O DESENVOLVIMENTO DAS TÉCNICAS DE ENSINO E COMO ALGUMAS TECNOLOGIAS NASCERAM, CRESCERAM E MORRERAM.
ALGUNS EQUIPAMENTOS FORAM INVENTADOS PELOS HOMENS E TIVERAM UMA BOA CONTRIBUIÇÃO NO PAPEL DE AUXILIAR A EDUCAÇÃO. VAMOS CITAR ALGUNS EXEMPLOS:
A FITA CASSETE
DURANTE MUITOS ANOS O GRAVADOR E A FITA CASSETE ALEM DE SERVIREM COMO HOBBY, ERA AMPLAMENTE APLICADO NA EDUCAÇÃO PRINCIPALMENTE NO ENSINO DE IDIOMAS, ALGUMAS EDITORAS PUBLICAVAM REVISTAS QUE ERAM ACOMPANHADAS DE UMA FITA CASSETE QUE AUXILAVA NAS LIÇÕES DE IDIOMAS, NO BRASIL FOI MUITO USUAL O APREDIZADO DE INGLÊS, ALEMÃO, FRANCÊS E ITALIANO PELA EDITORA GLOBO
COM O ADVENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS COMO O CD, A FITA CASSETE VIROU PEÇA DE MUSEU, OS ADOLESCENTES DE HOJE, A MAIORIA NEM CONHECE UMA FITA CASSETE


este aparelho de gravador já foi muito útil, hoje é peça de museu



A FITA VHS
ENTRE AS TECNOLOGIAS QUE AUXILIARAM NA EDUCAÇÃO TIVEMOS TAMBÉM A FITA VHS, ALGUNS CURSOS POR CORRESPONDÊNCIA TINHA COMO METODO AUXILIAR DE ENSINO O USO DE FITA VHS, ALEM DAS APOSTILAS O ESTUDANTE GANHAVA UMA FITA OU MAIS DE UMA, EM QUE TINHA VIDEO-AULAS E DEMONSTRAÇÃO PRATICA DE CERTAS ATIVIDADES DE CURSOS PROFISSIONALIZANTES.
COM O ADVENTO DO DVD, O VIDEO CASSETE TORNOU-SE OBSOLETO E HOJE TODOS USAM O DVD QUE SUPRIMIU A FUNÇÃO DA FITA VHS.
CURSO SUPERIOR VIRTUAL
TRAZENDO EM TELA A PRIMEIRA FRASE DO TEMA DO FORUM:
"As transformações nas formas de comunicação e de intercâmbio de conhecimentos, desencadeadas pelo uso generalizado das tecnologias digitais, demandam uma reformulação das relações de ensino e aprendizagem,"
ENTENDO QUE TODOS AQUELES QUE TRABALHAM COM A EDUCAÇÃO DEVEM FICAR ATENTO PARA AS ENOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, PORQUE QUEM SAI NA FRENTE NO USO DESTAS NOVAS TECNOLÓGICAS GANHA ESPAÇO NO MERCADO DE ENSINO. COM ISSO PARABENIZO A UNIMES E OUTRAS UNIVERSIDADES QUE ASSIMILARAM O CAMINHAR NA NOVA ERA TECNOLÓGICA E SE ADIANTARAM EM ENOVAR OS METODOS DE ENSINO COMO OS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE VIRTUAL.

O MUNDO DIGITAL

TRABALHOS ESCOLARES COM CARTOLINA

A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO DEVERÁ REFORMULAR TODOS OS CONCEITOS ANTIGOS DE TRABALHO ESCOLAR, LEMBRO QUANDO ANTIGAMENTE, NO MEU TEMPO DE "ESCOLA" QUE ERA COMUM OS TRABALHOS EM CARTOLINA, ONDE FAZIAMOS APRESENTAÇÕES SOBRE O DIA DO INDIO, DIA DA INDEPENDENCIA, AGORA OS ALUNOS PODEM UTILIZAR VARIOS RECURSOS DA MÍDIA PARA APRESENTAR EM SEUS TRABALHOS ESCOLARES.

O MUNDO DIGITAL

AS APRESENTAÇÕES AGORA PODEM SER FEITAS COM PEÇAS DE TEATRO GRAVADAS EM DVD, TRABALHOS EM POWER POINT E SLIDES, E COMO VEMOS HOJE NAS FACULDADES VIRTUAIS, FAZEMOS OS "TRABALHOS ESCOLARES" E NÃO PRECISAMOS LEVAR FISICAMENTE A SALA DE AULA, MANDAMOS VIA FORUM, VIA E-MAIL.
O INIMAGINÁVEL
O QUE REALMENTE PODE SER FEITO COM ESTAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO É INIMAGINÁVEL, PORQUE NÃO SABEMOS ATÉ ONDE VAI A CRIATIVIDADE HUMANA, MAS PODEMOS VIVER UM MUNDO ONDE SE TRABALHA, SE ESTUDA, SE RELACIONA VIA DIGITAL. O QUE MAIS NOS ESPERA ????